terça-feira, agosto 13, 2013

Andanças pelo Reino Unido: Londres

Foto: Ana Oliveira
19 de julho, tarde quente e ensolarada e a gente chegando ao nosso quarto no Hotel Royal National. Que susto!
Sim, já conhecíamos o hotelzão... Ficamos lá no inverno de 2009. E como nevava, não sentimos nenhuma falta do ar condicionado...
Agora, imaginem um quarto com janelas que não abrem, sol da tarde batendo na cama e SEM ar condicionado. Enlouquecemos!
Pedimos pra mudar e fomos prontamente atendidas: nos deram um quarto na ala interna, com janelas para o pátio. Sem sol, mas com todo o barulho do mundo.
De manhã cedinho, grupos de turistas iniciando passeios com guias falantes. Durante o dia, muito movimento.
À noite, bares movimentadíssimos.
Um pedaço do inferno!
Foi nesse cenário que vivemos por três noites e foi também ali que recebemos a triste notícia do falecimento de nosso amigo mais que querido, Senshô, o que nos tirou do eixo por um bom tempo.
Nem preciso dizer: Royal National no verão, nunca mais!
Para as outras noites nos mudamos para o The Nadler Kensington e ficamos fãs, apesar do acréscimo de 50% no nosso orçamento para diárias de hotel.
Mas... sobre hotéis, prometo um post tipo prático, no final de tudo.
A exemplo de nossa passagem por Paris, em Londres também não corremos atrás dos pontos turísticos obrigatórios, os chamados lerês. (Não sabe o que é lerê? O Ricardo Freire explica aqui, no Dicionário da Bóia.)
Andamos pelas ruas, seguindo roteiros nada lógicos, determinados no início de cada dia. A cidade estava cheíssima. Difícil caminhar pelas ruas principais sem esbarrar em muita, muita gente.
Planejada mesmo, só tínhamos uma visita a Greenwich pra encontrar a Helô e o Martin.
A Helô sugeriu que a gente fosse de barco. Topamos. Fomos... e voltamos navegando pelo Tâmisa, com belas vistas da cidade, apesar do céu cinzento.
Em Greenwich foi impossível pisar no famoso meridiano, tal era a multidão que estava por lá naquela manhã de sábado.
Ó nóis aí!
Nossos amigos nos levaram ao Cutty Sark Pub, onde, com vista para o rio, fomos iniciadas na arte de tomar Pimm's.
E... tenho que contar que ficamos viciadas na coisa e tomamos muitas outras vezes durante a estadia nas terras do Reino Unido.
Tomamos até um especial, no The Three Tuns Pub, em homenagem ao Senshô, no momento da cerimônia de sua cremação, como Ana conta nesse belo post.
É uma bebida refrescante, feita com o Pimm's propriamente dito, soda, frutas e pepinos picados. Bom, viu?
Na volta, trouxemos um litro de Pimm's pra casa... Tudo culpa da Helô e do Martin!
Nossa grande "descoberta" londrina foi a Neal Street, uma rua cheia de lojas de sapatos. Ai, ai!
Aproveitamos pra comer várias vezes no Wagamama, nosso queridinho já de outras viagens. Fomos ao Covent Garden Market, à Beatles Store na Baker Street e ao Kahve Dunyasi na Picadilly Street.
Andamos muito!
E no dia em que fomos ver - e ouvir - a exposição Vermeer & Music na National Gallery, tivemos a surpresa de ver o quarto plinto da Trafalgar Square habitado por um belo galo azul. Era a estreia da escultura de Katharina Fritsch por ali. Ô sorte!
Nossa última aventura na capital inglesa foi passar umas horinhas numa cápsula do Yotel, em Heathrow. Vimos a dica nesse post do Viaje na Viagem e fomos experimentar. Gostamos! Olha que chuveirão gostoso tem por lá: