quarta-feira, julho 06, 2011

Cadê o urso que estava aqui?

E depois da longa viagem narrada em post anterior, chegamos à quente Madri.
Eu já disse uma vez aqui que Madri é como se fosse a nossa casa na Europa. Sempre que possível, escolhemos chegar por ali. O aeroporto é fácil de dominar. Há metrô pra qualquer canto da cidade. Uma beleza!
Temos também nosso hostal cativo, o Sonsoles, na Fuencarral, em plena Chueca, bairro descolado da Madri. Foram tantas as vezes que nos hospedamos ali, que já somos quase amigas do dono... E ser amiga dos sisudos espanhóis, convenhamos, não é arte fácil.
Nesses anos todos - dez - de visitas ao bairro, assistimos à evolução de Chueca e, principalmente, da rua Fuencarral. O que antes era um bairro degradado, reduto gay quase marginal, hoje é point de belas lojas das mais famosas grifes. A rua foi até convertida em calçadão para facilitar as andanças dos consumidores. É tanta gente bonita sassaricando que até parece uma festa.
O bom de estar numa cidade já conhecida é não ter nenhum compromisso de se entregar aos lerês (passeios turísticos obrigatórios, segundo @riqfreire). É só flanar pela cidade, revendo os lugares prediletos: uma lojinha aqui, um restaurante ali, uma praça acolá... uma delícia.
E foi nesse vai-e-vem que notamos a falta dele! O urso! Aquele que sempre esteve ali na Calle del Carmen com Sol. Aquele que, impassível, se deixava fotografar ao lado, em cima, embaixo de todo e qualquer turista. Aquele que já se havia convertido em um símbolo da cidade, reproduzido ad eternum em postais, chaveiros, ímãs, bibelôs...
Cadê? Cadê o urso que estava aqui?
(Escrevo esse post no avião, a caminho de Viena. O texto irá ao ar assim que encontrarmos uma rede de internet. Quando tiver um tempinho, ainda durante a viagem, vou inserir aqui a foto que Ana tirou do ponto onde "morava" o nosso urso.)

(E chegando em casa, vou procurar escanear minha primeira lembrança do dito cujo: uma foto que meu amigo Miguel tirou do bichinho mostrando também o nome da rua, que, afinal, é também o meu nome: Carmen!)
*****
Mistério desvendado: Olha onde está o danadinho: aqui!
A prometida foto, aquela, a primeira com que Miguel me presenteou, não está onde eu pensava estar. Vou ter que procurar mais.
Por enquanto, fiquem com essa, do inverno de 2009, com Charlotte  ao pé, toda agasalhada.

(atualizado em 17/08/2011)

*****
Bem, o urso já está definitivamente entronizado em plena Plaza del Sol, como se viu na atualização acima.
Só faltava mesmo que eu cumprisse a promessa de colocar aqui a foto que marcou o início de minhas relações com "El oso y el madroño".
Aí está ela! Acho que foi clicada em 1991. Miguel, o autor, poderá me corrigir, caso eu esteja enganada.
(atualizado em 18/08/2011)

4 comentários:

  1. sacanagem ficarem mudando o ursinho de lugar, né? Também lembro da primeira vez que fui a Madri e como fiquei feliz ao ve-lo no meio da multidão no Sol ;-)

    ResponderExcluir
  2. Estou procurando pra ver se tenho uma foto do urso pra você usar enquanto não acha a sua...

    ResponderExcluir
  3. Foto do urso não encontrada. Autoridades já acionadas.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei uriosa para saber onde foi parar o urso...Bjos.

    ResponderExcluir