sábado, agosto 04, 2007

Eu sei que é julho...

Quando eu era criança, nos tempos da escola primária, julho era mês de férias. E as férias duravam o mês todo... Fazia frio. E às vezes acontecia alguma viagem.
Mais tarde, essas férias de inverno foram encurtando e já não duravam mais todo o mês, senão parte dele. Como as férias, o frio também foi diminuindo.
Ainda assim, estudante e, mais tarde, professora, sempre curti as férias com ou sem frio ou viagens.
Hoje, férias já não siginificam o mesmo para mim. Há quase dez anos me aposentei e posso ter quando quiser o que as férias ofereciam. Mas há coisas que não mudam, ainda que já não importem. E o mês de julho foi e sempre será para mim mês de férias.
Nos meus apontamentos dos últimos 10 anos, tenho a memória das viagens que fiz nestes julhos passados.
Em 1997, Santiago. Quinze dias andando pela capital chilena. Minha amiga Susy estava por lá. Juntas fomos a Portillo, em meio à neve. Era a primeira vez que eu via a terra coberta de branco. Com Teresa, Pamela e Veronica, conheci Viña del Mar e Valparaíso. Primeira visão do Pacífico! E ainda Baños Morales, água quente em meio à neve, debaixo da lua cheia!
Ano seguinte, 1998, foi também em julho que parti para minha primeira viagem à Europa. Madri. Ponto de partida para uma viagem que terminou dois meses depois. Foram 31 dias caminhando pelo norte da Espanha até Santiago de Compostela. E outros tantos divididos entre Espanha e Portugal. Na primeira parte da viagem, meu companheiro foi Esteves. Miguel chegou para o périplo Espanha/Portugal, quando Esteves eu já percorrêramos o Caminho de Santiago. Depois, cada um foi pro seu canto e terminei a viagem sozinha em Lisboa.
2001 foi o ano da viagem à Colômbia: Bogotá, Cartagena, Santa Marta. Dessa vez com Ana Maria.
Julho de 2002 foi um mês gordo. Começou com uma viagem de navio pelo Caribe, com meu pai, irmã, sobrinha e Ana Maria. Pra chegar até lá: escala em Atlanta, Miami e San Juan. Embarque no navio Destiny rumo às ilhas St. Thomas, St. Martin e St. Maarten - uma francesa e outra holandesa -, Barbados e Aruba. Na volta, um dia pra curtir San Juan e outros dois pra sassaricar por Miami. Foi aí que comprei minha primeira câmera digital.
Mal chegamos a São Paulo, partimos para outra viagem nesse mesmo julho. Essa para Minas Gerais, com Esteves, Miguel e Ana Maria. Cidades históricas, Caraça, Belo Horizonte e São Thomé das Letras foram nossos principais destinos.
Foi no final de julho de 2004 que começamos a viagem à Europa que incluiu a Turquia, cujas maravilhas estão sendo, e ainda serão, postadas nesse blog. Antes disso já estivéramos em Maceió, no início do mês. Viagem de trabalho para Ana Maria e de lazer pra mim.
Rio de Janeiro e Brasília foram as cidades que visitamos em julho de 2005. Ana a trabalho, eu não!
2006, Fortaleza, com direito a Canoa Quebrada e Lagoinha.
Nesse último julho, não houve viagem. Ficamos por Sampa, mas o mês passou num piscar de olhos. Também pudera! Fizemos muita coisa.
Pensamos em inovar, fazendo coisas que não costumamos fazer sempre, indo a lugares novos.
Nessa linha, fomos ao Teatro Fábrica ver a peça Seis da tarde. Fraquinha! Tentamos mais uma vez gostar da comida do Fricó de frango. Continuamos insatisfeitas! E saímos para fotografar no Jardim da Luz, com Miguel, Luciano, Flora e Rose. Essa sim foi uma novidade boa!
De shows, vimos Tata Fernandes & Nô Stopa, Paulinho Moska, Kléber Albuquerque e, claro, Chico César. Esse em Atibaia, com direito à companhia dele na volta a São Paulo.
No cinema, vimos :
  • Paris, te amo
  • Harry Potter e a Ordem da Fênix
  • Medos privados em lugares públicos
  • Fabricando Tom Zé
  • Saneamento básico
  • Mulheres de Palavra
  • Ela é a poderosa
  • Fiat lux/ Rapsódia do absurdo/ Jaguaribe Carne
  • Evocação de Frida
  • Frida natureza viva
Além disso, houve ainda encontro com amigos, os de sempre, velhos e bons amigos, e o encontro com Paulo e Wagner, amigos orkutianos de Brasília que ainda não conhecíamos pessoalmente.
Na TV, grande surpresa: Chico cantando na abertura do Pan.
Vimos, gravamos, revimos. Ouvimos a música. Curtimos muito!
Aí estão clipe, música e letra:


paz, eu não quero mais ou menos
paz, não queremos pra depois
pro pai, pra mãe, pros irmãos
para os outros, para nós
l
para desatar os nós
para estreitar os laços
pra quem gosta de abraços
para os que vivem sós
l
SOS grita o morro
socorro berra o asfalto
violentos mãos ao alto
pra que tudo corra em paz
l
paz é quando a alma encontra
calma pro corpo que dança
pra alma alcançar a paz
l
na palma da mão
na ponta do pé
com os olhos no céu
já altos do chão
digo PAZ

E mais! Chegaram às minhas mãos, atendendo a pedidos insistentes, duas coisas que eu queria muito:

  • o catálogo da exposição do 21° aniversário da revista Bria-a-Brac, com um poema de Chico;
  • o CD Cantos na Maré, gravado ao vivo em Pontevedra (Galícia), em 2003, com participação mais do que ativa de Chico.

Vai aí uma amostrinha:

Chico César e Uxía cantando "Cantos na maré"

Grande julho de 2007!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário